CERTIFICAÇÕES

certificacoes

Uma empresa recebe as referidas certificações quando, ao gerar seus produtos, respeita os dispositivos legais que se referem às questões ambientais, além de apresentar os procedimentos exigidos pelo órgão certificador.

 

Toda organização que gera produtos ou que presta serviços, pode conseguir as certificações ambientais que lhe competem, ou seja, indústrias, consultorias, comércio, entre outras. Para tanto, é preciso analisar todo o processo produtivo, desde a obtenção de matéria prima, a qualidade ambiental do produto gerado e o descarte dos resíduos.

 

A empresa que deseja obter as certificações ambientais deve ter como objetivo principal, a qualidade ambiental de todo o processo considerando todas as etapas, bem como a produção, o transporte, a comercialização e o descarte.

ISO

ISO é uma entidade de padronização e normatização e no Brasil é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Através de um conjunto de normas destinadas a Gestão Empresarial possível para todos os tipos e tamanhos de empresas, a adequação destas atividades leva à concessão da certificação e ao direito ao uso da Marca de Conformidade ABNT em seus produtos, proporcionando um diferencial para a competividade de mercado.

 

Fazem parte da ISO:

– ISO 9001: é uma norma de garantia da qualidade de projetos/processos de uma empresa, a qual tem como função instaurar a normatização de produtos e serviços, fazendo uso de determinadas normas, objetivando, sempre, melhora na qualidade destes.

 

– ISO 14001: é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Melhora a gestão ambiental, reduzindo a quantidade de resíduos e a utilização de energia. Atua na eficiência, reduzindo os custos de funcionamento de sua empresa e demonstra conformidade, ampliando as suas oportunidades de negócios.

 

– ISO 45001: Essa norma é uma ferramenta prática para prevenção de incidentes e gerenciamento de requisitos legais aplicáveis de segurança e saúde ocupacional, traz à tona diversa novos requisitos sobre o tema e apresenta o que há de mais moderno no mundo sobre práticas de Segurança e Saúde Ocupacional.

 

– Sistema de Gestão Integrado: tem o papel de unificar os processos de qualidade, gestão ambiental, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social. O SGI utiliza sistemas compatíveis integrados com o intuito de obter resultados cada vez melhores para as organizações que o adote.

 

Perícia Ambiental: em termos de procedimento processual, as perícias ambientais não diferem das perícias comuns, consistindo no exame, vistoria e avaliação, e sendo reguladas pelos arts. 420 a 439 do Código de Processo Civil. 8 de jul de 2011.

 

As Perícias Ambientais têm o propósito de averiguar e relatar informações relacionadas a crimes cometidos contra o meio ambiente, colhendo dados que esclareçam os fatos, validando informações que servirão como suporte para que o juiz aplique as devidas medidas punitivas.

iso_square
abnt_square

Laboratórios

Atualmente as empresas que adotam um programa de controle de qualidade já dispõem de um diferencial, pois passam a fornecer aos clientes uma evidência concreta da sua preocupação em adotar e manter processos padronizados, muito próximos da perfeição.

 

Para complementar esses programas, foi criado o processo da Acreditação (credenciamento) de laboratórios, que consiste em conceder a uma empresa um certificado de avaliação em conformidade com um conjunto de padrões previamente estabelecidos.

 

A acreditação vai além do reconhecimento do sistema de qualidade da instituição, preocupando-se com a organização como um todo, do pré ao pós-analítico. Portanto, o credenciamento dá ao cliente a tranquilidade de que os laudos provenientes de laboratórios acreditados têm alta confiabilidade.

 

Para isso a ABNT NBR ISO/IEC 17025 estabelece os requisitos gerenciais e técnicos para a competência de laboratórios de ensaio e/ou calibração, podendo demonstrar que os mesmos são capazes de produzir resultados tecnicamente válidos.

 

É nosso trabalho auxiliar os laboratórios na implantação desses requisitos, desenvolvendo em parceria com o cliente cada uma das etapas para sua consecução e para isso desenvolvemos os seguintes serviços:
– Diagnóstico para implantação da ABNT NBR ISO/IEC 17025;
– Elaboração do plano de ação com base no diagnóstico;
– Consultoria para a implantação do sistema de gestão;
– Elaboração da documentação;
– Treinamento;
– Auditoria Interna;
– Avaliação de fornecedores.

× Como podemos ajudar?