Importância dos licenciamentos ambientais para o seu negócio

Importância dos licenciamentos ambientais para o seu negócio

O licenciamento é validado pela Lei Federal nº 6.938/81, que incluiu o elemento ambiental na gestão das políticas públicas para cuidar dos recursos naturais. Nesse contexto, a legislação concedeu ao Estado todos os instrumentos para agir em nome da proteção e da preservação do meio.

Essa ferramenta demonstra que a empresa se enquadra em ações de sustentabilidade. É uma preocupação que tem se tornado um diferencial competitivo e traz credibilidade às organizações.

O que são os licenciamentos ambientais?

São procedimentos administrativos realizados pelo órgão ambiental competente, que pode ser Federal, Estadual ou Municipal. Ao obter uma licença, a empresa estará apta a operar utilizando recursos naturais para sua produção e a atuar mesmo sendo potencialmente poluidora. Além disso, pode também alterar alguns pontos em suas instalações e fazer ampliações ou modificações.

As normas que os regulam são a Resolução nº 237/97 CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e a Lei Complementar nº 140/11, que definiram as competências da União, dos Estados e dos Municípios para realizar o licenciamento ambiental.

Importância dos licenciamentos ambientais para empresas?

É através dos processos de licenciamento que os órgãos públicos irão previamente avaliar quais impactos ambientais o seu negócio pode causar. Exemplo:

– O quanto polui o ar, o solo e a água;

– Os ruídos, possíveis riscos de explosões e incêndios, emissões atmosféricas, entre outros;

– Alterações de infraestrutura e de aumento na produção.

Organizações com licenciamento geram economia, pois suas ações contribuem para um planeta melhor, diminuem o uso de recursos naturais, reduzem o desperdício de material e consequentemente os seus gastos. Também são bem quistas pelo cliente final, pois ele valoriza uma companhia que se preocupa com o futuro e o meio ambiente.

Algumas instituições financeiras, como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Itaú são alguns dos bancos que disponibilizam linhas de créditos para empresas que desenvolvem projetos de sustentabilidade.

Existe um índice que lista todas as instituições que já possuem capital aberto na bolsa de valores que têm políticas sustentáveis concretas. Chama Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), e foi criado pela BM&F Bovespa em 2005.

Os principais selos ecológicos atendem demandas e necessidades específicas de cada setor. Cabe à organização entender quais deles se encaixam melhor ao seu modelo de negócio.

Gostou desse texto? A Dual oferece as melhores soluções ambientais para a sua empresa. Acesse nosso site e entre em contato conosco!

Leia também: Sustentabilidade impacta diretamente no desempenho das empresas? Saiba como!

No Comments

Post A Comment

× Como podemos ajudar?